Diante do cenário de pandemia que atinge o mundo e em particular os países da América, a Associação Interciência, que reúne entidades de todo o continente Americano, realizou ontem (22) o segundo debate da série de discussões na forma de painéis virtuais. Com o tema “A Situação da pandemia da COVID-19 na América”, a transmissão foi feita pelo canal da SBPC, no YouTube.

Com moderação de Lidia Brito, diretora da Unesco América Latina e Caribe, o painel contou com a participação de Tomas Perez-Acle, da Fundación Ciencia & Vida e Universidad San Sebastián, no Chile, Eugenia Corrales-Aguilar, do Centro de Investigación en Enfermedades Tropicales, na Costa Rica, Mayra de la Tirre, do Centro de Investigaciones y Desarrollo en Agrobiotecnología Alimentaria, no México, Eduardo Gotuzzo, da Universidad Peruana Cayetano Heredia e Instituto de Medicina Tropical “Alexander von Humboldt”, do Peru, Adriana Delfraro, da Universidad de la República de Uruguay, e Kathryn Edwards, do Vanderbilt University, dos Estados Unidos.

A iniciativa tem como objetivo realizar um painel por mês, com a participação de representantes de até seis países em cada, no qual pesquisadores especialistas indicados por associações civis possam compartilhar informações e fazer análise qualificadas da situação da pandemia em seus países, em particular sobre o estado da dispersão do coronavírus bem como das ações governamentais tomadas, ou não, para o enfrentamento da covid-19. Cada panelista fará uma apresentação de cerca de 10 minutos e o painel contará com um moderador, que estimulará as discussões entre os apresentadores e exporá as perguntas coletadas da audiência. Clique no vídeo abaixo para assisti a discussão ou diretamente pelo Canal SBPC do YouTube.

Fonte: Jornal da Ciência

Compartilhar: