apqc 1302
O presidente da APqC, João Paulo Feijão, em reunião com o diretor do Instituto Florestal, Luís Alberto Bucci

O presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), João Paulo Feijão Teixeira, visitou ontem o Instituto Florestal (IF) e foi recebido pelo diretor Luís Alberto Bucci, pelo coordenador executivo da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo Rodrigo Castanho, pelo conselheiro da APqC Miguel Luiz Menezes Freitas, pela representante da APqC Glaucia Cortez e por demais diretores e assessores. A finalidade da visita foi apresentar a nova diretoria da Associação e tratar sobre futuras parcerias.

O presidente da APqC expôs a estratégia adotada pela atual diretoria de diálogo propositivo com as várias instâncias do governo estadual, com deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e lideranças políticas regionais. Fez menção às ações já desenvolvidas nesse início de mandato a partir de conversas realizadas com diretores de outros institutos de pesquisa e com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Feijão falou também sobre os documentos apresentados para deliberação do governo, como a minuta de um decreto que disciplina o trabalho voluntário no âmbito dos institutos e o que apresenta razões jurídicas para que seja estabelecida a equiparação salarial na carreira de pesquisador. Enfatizou a necessidade de divulgação das realizações dos Institutos de Pesquisa e dos impactos positivos gerados pelas tecnologias. “É preciso atingir um público mais amplo, para além dos muros dos institutos”, disse.

O diretor Bucci destacou a importância da melhoria dos recursos orçamentários e enfatizou a necessidade de interação da APQC com o Fórum de Diretores e com o Consip para consecução de seus objetivos. Por fim, foram sugeridas estratégias para argumentação na busca da equiparação e para otimização da comunicação desenvolvida pela associação visando tanto a sociedade como o público interno.

Para o presidente da APqC, a visita foi muito proveitosa. “Saí da reunião muito satisfeito com o diálogo estabelecido e otimista quanto às parcerias que temos estabelecido com os institutos. A ideia é atuarmos juntos nas conversas com o governo e com a sociedade em geral”, disse.

Compartilhar: