apqc1-2

Diante do avanço da pandemia do coronavírus em nosso país, que registrou no dia de hoje (17), em São Paulo, as duas primeiras mortes causadas pela Covid-19, a Associação dos Pesquisadores Científicos (APqC) vem, por meio deste comunicado, recomendar à toda sociedade, incluindo nossos pesquisadores e técnicos de apoio, que observem com rigor as medidas preventivas divulgadas pelas autoridades médicas, com o objetivo de reduzir a proliferação do contágio e impedir que a doença resulte em grave crise humanitária, como tem acontecido em alguns países da Europa.

O vírus, até então desconhecido, é de fácil e rápida transmissão e causa problemas respiratórios que podem oscilar de leves a moderados. Em alguns casos, geralmente em idosos ou em pessoas cujos organismos apresentam baixa imunidade, a doença pode progredir para uma síndrome aguda grave, levando a complicações e mesmo ao óbito.

Para informar a população, o Governo do Estado de São Paulo criou o Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, coordenado pelo médico David Uip. Dentre as recomendações do coordenador, endossadas pelo Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, a quarentena voluntária é a forma mais eficaz de evitar que se adquira ou se transmita o coronavírus. Quanto menos as pessoas circularem nos próximos 30 ou 40 dias, menores serão as chances de contágio. Durante esse período evite sair de casa sem necessidade, não utilize o transporte público (sobretudo em horários de pico), não vá a lugares com grande concentração de pessoas (como bares, restaurantes, shopping centers, bancos, igrejas, eventos culturais ou esportivos, etc). Se você puder, trabalhe de casa. Se não puder trabalhar de casa e tiver que se deslocar, redobre a atenção no cumprimento das seguintes orientações:

– Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico à base de álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, apertar a mão de alguém, ir ao banheiro, usar o telefone celular, etc.

– Evite ficar em ambientes fechados. Na medida do possível, trabalhe ou estude em ambientes arejados. Caso haja alguém doente ou com sintomas de gripe, mantenha a distância mínima de um metro entre uma pessoa e outra.

– Se estiver com os sintomas da Covid-19 (febre alta, tosse e dificuldades para respirar) procure o serviço de saúde mais próximo, como um Pronto Atendimento, para análise inicial. Se o quadro for compatível com a definição de caso, esse serviço de saúde deverá seguir o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Para mais informações, recomendamos que todos visitem o site (clique aqui) do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo. A APqC, por meio de seus canais de comunicação, irá atualizar diariamente as informações acerca do coronavírus.

Compartilhar: