Apqc 2022

Foi realizada na última quarta-feira (5), na sede da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), em Campinas (SP), a reunião de transição da nova diretoria. No local, e também de forma on-line, estavam presentes membros da gestão anterior (o ex-presidente João Paulo Feijão Teixeira, Marco Antônio Zullo e Juliana Rolim Teramoto) e da atual diretoria (a presidente Patricia Bianca Clissa, Helena Dutra, Sergio Torquato, Ana Vitória, Roseli Torres, Renato Barbosa, João Del Giudice, Addolorata Colariccio, Roberta Morozetti, Rosângela Ribeiro Oliveira e Glaucia Cortez Ramos de Paula). Também participou a advogada Dra. Helena Goldman, assessora jurídica da entidade, e a pesquisadora Rosana Pithan.

A diretoria responsável pela gestão passada fez um breve relato do trabalho realizado entre 2020 e 2021, falou sobre as principais demandas dos pesquisadores em andamento na Associação e se colocou à disposição para auxiliar os novos membros no período de transição. A diretoria que exercerá o mandato no biênio 2022 e 2023 reconheceu os avanços conquistados pela diretoria anterior em algumas pautas e se comprometeu a dar continuidade nas ações iniciadas e a trabalhar de forma a estabelecer novas frentes de trabalho. “O foco principal será sempre a defesa dos institutos de pesquisa e da carreira de pesquisador científico.”, disse a presidente Patricia Clissa.

No cenário de curto prazo foram elencadas algumas prioridades, como o registro da ata de posse no cartório, procedimento que está em curso, e a discussão do decreto de reestruturação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), publicado no apagar das luzes, em 31 de dezembro de 2021, que afetará diretamente o desenvolvimento das pesquisas.

Outro tema comentado na reunião foi a realização de uma oficina proposta pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da SAA, para a discussão de um novo modelo jurídico para os institutos de pesquisa, sob a gestão da agência. Avaliou-se que é fundamental produzir e dar publicidade a um documento com o posicionamento da APqC sobre essa questão.

As ações judiciais relativas ao Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que estão em curso, também estão no rol das prioridades da nova diretoria da APqC. “Será um ano de muito trabalho e a participação e mobilização de todos os pesquisadores e do pessoal da carreira de apoio serão estratégicas no processo de tomada de decisão e implementação das ações de valorização dos institutos e da carreira.”, reforçou o secretário Renato Barbosa.

Compartilhar: