WhatsApp Image 2018-10-25 at 13.33.59

Na última terça (23/10), uma comissão da Associação dos Pesquisadores Científicos de São Paulo (APqC) formada pelos doutores Carlos Jorge Rossetto, José Orlando Prucoli e Manoel Carlos Leme esteve presente na cerimônia de comemoração dos 102 anos do Instituto de Engenharia, no Centro Fecomercio de Eventos. Na ocasião, o engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues foi outorgado com o título de Eminente Engenheiro do Ano 2018.
Após a solenidade, os pesquisadores científicos cumprimentaram o homenageado e falaram rapidamente sobre a situação dos institutos de pesquisa e sobre o programa de agricultura do candidato a governador João Dória, do qual Rodrigues é um dos formuladores.
Segundo Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia, a escolha de Roberto Rodrigues ao título foi um reconhecimento à sua atuação no agronegócio, na agricultura familiar, no cooperativismo e na educação. O homenageado foi saudado ainda por Pedro Parente que, em 2017, recebeu o mesmo título. Parente destacou a contribuição de Rodrigues para o avanço e a transformação do agronegócio no Brasil, sendo também uma referência internacional no setor.
Roberto Rodrigues é formado em 1965 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). Ao longo de sua vida pública, reestruturou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abrindo as portas para negociações internacionais. Criou a Lei dos Orgânicos, avançou em leis relacionadas à tecnologia e defende que o Brasil deve enfrentar a missão de ser o protagonista na base da segurança alimentar no mundo, tendo por base a agricultura.

Compartilhar: