WhatsApp Image 2018-11-14 at 10.58.06

Na reunião ordinária da última terça-feira (13/11), a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) divulgou carta em que a entidade convida a participar de suas reuniões mensais os assistentes técnicos e pessoal de apoio, sendo os últimos anteriormente representados pela Associação de Classes de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de São Paulo (Acap), desativada no final do ano de 2017, em razão de não haver interessados para sucedê-la mediante novas eleições.

A proposta de abrir as reuniões dos pesquisadores para os referidos funcionários vinha sendo debatida desde setembro, quando aventou-se inclusive a possibilidade de incorporá-los ao quadro de associados. Contudo, questões estatutárias e a impossibilidade física e administrativa da APqC impediram que isso fosse feito. “A saída que encontramos foi convidá-los a participar das reuniões junto com a gente, trazendo suas pautas e suas demandas, que serão acolhidas solidariamente”, disse a presidente da APqC, Cleusa Lucon.

Para que ocorra uma representação oficial da classe de apoio e assistentes técnicos será necessária a indicação de um titular e um suplente das Secretarias da Saúde, da Agricultura e do Meio Ambiente, constituindo assim condições para a formação de uma comissão de funcionários segundo as Leis Complementares 661/91 e 662/91. Estes representantes, legalmente formalizados, serão convidados a participar das reuniões da Apqc, que ocorrem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês.
Eles serão incluídos também no grupo de e-mail da associação, juntamente com os demais membros da APqC, para que estejam conectados com as preocupações da associação e possam se unir nas lutas em comum. “Como sempre fez ao longo de sua história, a APqC atuará na defesa não só dos pesquisadores, mas do pessoal de apoio e dos assistentes técnicos”, afirmou Cleusa Lucon.

Compartilhar: