carlos neder

São Paulo, 5 de maio de 2023 – A Assistência Médica Ambulatorial (AMA) do Jardim Nordeste, em São Paulo, passará a se chamar oficialmente AMA “Dr. Carlos Neder”, em homenagem ao médico e ex-deputado falecido em 2021. A cerimônia de oficialização do nome acontecerá no próximo dia 12 de maio, às 10h, ao lado da unidade básica de saúde (Rua Nicoló Tartaglia, 171).

Carlos Neder, que já foi agraciado com a Medalha Alba Lavras, a mais importante honraria concedida pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), foi um grande amigo da ciência e parte fundamental na criação e consolidação do SUS no Brasil.

Em São Paulo, dedicou-se à saúde pública, tendo sido diretor do Módulo de Saúde de Itaquera e Secretário Municipal de Saúde durante o governo da prefeita Luiza Erundina (PT). Formado em Medicina pela USP, destacou-se principalmente como parlamentar ao longo dos quatro mandatos que exerceu como vereador e dos três mandatos como deputado estadual.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Carlos Neder apresentou mais de 100 projetos nas áreas de saúde, educação, ciência, tecnologia e direitos humanos. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa e Fundações Públicas, esteve junto com a APqC na luta contra a precarização do funcionalismo público e o desmonte dos institutos de pesquisa. Lutou como pode pela abertura de concursos para reposição de quadros e da equiparação salarial dos pesquisadores e promoveu ações judiciais e políticas contra a venda de áreas das unidades de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Apesar de ter morrido com apenas 67 anos, vítima da covid-19, Carlos Neder deixou como exemplo a solidariedade para com todos aqueles que lutam por uma causa justa. A APqC reconhece a dedicação desse companheiro às pautas dos pesquisadores científicos e dos institutos públicos de pesquisa de São Paulo.

A AMA do Jardim Nordeste ganha em importância simbólica ao ser rebatizada com o nome de Dr. Carlos Neder.

Diretoria da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC)

Compartilhar: