buta feira

As inscrições para a 2ª Feira de Ciências do Parque da Ciência Butantan estão abertas para professores, professoras e estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Com o tema “Educação científica a serviço da saúde e promoção da qualidade de vida”, a feira busca divulgar trabalhos de ensino e aprendizagem relacionados à saúde pública e suas tecnologias.

Segundo o diretor do Centro de Desenvolvimento Cultural do Butantan, Giuseppe Puorto, é uma oportunidade para que os docentes e estudantes das redes públicas de educação apresentem propostas criativas e capazes de contribuir para o desenvolvimento de trabalhos científicos escolares.

“A 2ª Feira de Ciências espera estimular nos participantes a construção de conhecimentos científicos relacionados à saúde humana por meio da curiosidade e do pensamento crítico”, diz o diretor.

O tema deste ano foi escolhido a partir das diretrizes publicadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) no documento “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Segundo Giuseppe, trata-se de temas que, em âmbito global, visam erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a paz.

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 16 de maio a 19 de agosto de 2022. Os trabalhos poderão ser enviados em três formatos diferentes:

1) Montagem: construção de artefatos para explicar sobre um tema estudado;

2) Informativo: que demonstrem conhecimentos acadêmicos ou façam alertas e/ou denúncias;

3) Investigação: que se pautem em pesquisas ou problemas.

Os trabalhos selecionados serão apresentados entre 17 e 23 de outubro, durante a 2ª Feira de Ciências do Instituto Butantan, que será realizada em meio à programação da Semana 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Ao todo, serão escolhidas 60 propostas para a exposição, sendo 40 projetos de escolas localizadas na cidade de São Paulo e 20 de qualquer parte do Brasil. Os trabalhos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até quatro alunos, mas deverão ter a participação de, no mínimo, um docente orientador, que será o responsável legal pelos alunos durante a feira.

Os três melhores trabalhos serão premiados e todos os participantes da feira receberão certificados emitidos pelo Instituto Butantan. Para mais informações sobre a feira, acesse a página https://parquedaciencia.butantan.gov.br/feira-de-ciencias.

Fonte: I. Butantan

Compartilhar: