pesquisadores

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), representada pela presidente Patrícia Bianca Clissa e por outras diretoras e diretores, reuniu-se na semana passada com a deputada Márcia Lia (PT). Também participaram da reunião o diretor de ciência e tecnologia do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) e o presidente da seção sindical de Campinas e Jaguariúna e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Mario Artemio Urchei.
A comitiva denunciou o processo de desmonte da Embrapa, que enfrenta um avançado processo de privatização, e abordou os prejuízos causados à carreira de pesquisador científico pelo Projeto de Lei Complementar (PLC 26), aprovado pela base governista, que praticamente consolidou a terceirização e contratação de pesquisadores sem concurso público.
“É preciso conscientizar a população e os parlamentares sobre a gravidade da política de sucateamento do serviço público, e em especial dos institutos públicos de pesquisa, em curso no estado. Não se trata de um assunto menor na ordem do dia. Sem pesquisadores teremos problemas cada vez maiores nas áreas da saúde, da agricultura, do meio ambiente… Barrar o desmonte é uma questão crucial para quem se preocupa com o futuro de São Paulo e do Brasil.”, disse Patrícia Bianca Clissa.
Como forma de somar forças na resistência e na defesa da pesquisa científica paulista, a deputada Márcia Lia propôs a criação de um Fórum Permanente em Defesa da Pesquisa Pública. A proposta será levada ao plenário da Alesp.

Compartilhar: