buta gripe 1

Começou na última segunda (4) a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, vírus causador da gripe, em todo o Brasil. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, pretende vacinar 76,5 milhões de brasileiros e brasileiras que fazem parte das populações mais vulneráveis à doença. Todas as 80 milhões de doses que serão usadas na campanha são produzidas pelo Instituto Butantan, que já finalizou a entrega de metade dessa quantia ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do ministério.

A primeira etapa da vacinação, entre 4 de abril e 2 de maio, será direcionada aos idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde. A segunda etapa, que vai de 3 de maio a 3 de junho, envolve crianças de seis meses a cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas que têm comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

As entregas de vacinas da gripe ao PNI começaram no final de fevereiro, quando o Butantan antecipou o envio de 2,4 milhões de doses. Em mais sete entregas, nos dias 4, 11, 15, 18, 25 e 30 de março, outras 40,5 milhões de doses foram encaminhadas. Com isso, o Butantan já direcionou ao governo federal mais da metade do total de doses que serão aplicadas na campanha.

Essa antecipação foi possível porque a documentação sobre a produção do imunizante foi enviada antecipadamente pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também deu o retorno com rapidez. Essa foi a maior antecipação da história das campanhas contra a gripe do país.

Cepa Darwin

Todos os anos, a vacina da gripe é atualizada conforme as cepas mais circulantes no hemisfério sul no ano anterior, conforme o monitoramento da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina trivalente do Butantan que será usada na campanha de vacinação da gripe de 2022 traz em sua composição uma variante da cepa B e as variantes H1N1 e H3N2, do subtipo Darwin, da cepa A – este último foi o responsável pelo surto de influenza que aconteceu em diversos estados brasileiros nos últimos meses de 2021.

Compartilhar: