Foi publicada hoje (10), no Diário Oficial, uma proposta de emenda construída pela assessoria jurídica da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) ao projeto de lei complementar (PLC) 02/2022, que será levado à votação na Assembleia Legislativa (Alesp). O texto da APqC, apresentado por vários deputados, solicita o reajuste salarial de 20% aos pesquisadores, assistentes técnicos de pesquisa e servidores da carreira de apoio à pesquisa dos institutos de pesquisa do estado.

De autoria do governo Doria, o texto original do PLC 02/2022 autoriza o reajuste salarial de 20% apenas para servidores públicos das áreas da saúde e da segurança. Por entender que pesquisadores científicos e técnicos de apoio dos institutos tiveram papel central no combate à pandemia e contribuíram ao longo da história para o desenvolvimento social e econômico do estado, a diretoria da APqC se reuniu para formular e encaminhar aos deputados estaduais a referida sugestão de emenda que prevê a incorporação destes profissionais dentro do reajuste de 20% previstos.

A luta da categoria por reajuste salarial vem de longa data: o último aumento concedido pelo governo paulista ocorreu em 2011. A defasagem salarial de 68,56% dos pesquisadores, representa hoje um dos principais entraves para o exercício profissional de nossos cientistas.

Em ação coletiva, realizada no dia de ontem (9), a presidente da APqC, Patrícia Bianca Clissa, acompanhada por membros da diretoria, dirigiu-se à Alesp para conversar presencialmente com os parlamentares e pedir que incluíssem a emenda no PL do governo. Todos os deputados receberam a proposta.

Aceitaram apresentá-la os seguintes: Carlos Giannazi (PSOL), Mônica da Mandata Ativista (PSOL), Márcia Lia (PT), Professora Bebel (PT), Paulo Fiorilo (PT), Marina Helou (Rede), Marta Costa (PSD), Alex de Madureira (PSD), Adriana Borgo (PROS), Castello Branco (PL), Major Mecca (PL) e Delegado Bruno Lima (União). Ao todo, sete partidos estão apoiando os 20% de reajuste no salário dos pesquisadores.

A APqC conclama aos colegas associados e aos pesquisadores em geral que conversem com seus contatos políticos e peçam que apoiem as emendas apresentadas pelos deputados a pedidos da Associação. Veja tabela abaixo com o número das emendas protocoladas. Em breve os associados receberão também as instruções para enviar aos líderes de partido a solicitação de apoio. Juntos somos mais fortes!

tabela 1 e1646935339196

Clique aqui para acessar o texto da emenda na íntegra.

Compartilhar: