apqc ato

Manifestantes realizaram um ato nesta quarta-feira (23) contra a concessão de parques estaduais, em frente à sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, na Zona Oeste da capital paulista.

O protesto pede o cancelamento dos projetos da gestão João Doria (PSDB) para a concessão à iniciativa privada dos parques da Água Branca, Villa-Lobos, Jequitibá, Cândido Portinari e Morro Grande, todos na Região Metropolitana de São Paulo.

O grupo também é contra a concessão do Parque Estadual Turístico Alto Ribeira (Petar), localizado no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo.

Moção de ambientalistas

No início de fevereiro, um grupo de cerca de 200 entidades ambientais e cientistas publicou uma moção contra o projeto de concessão à iniciativa privada por 30 anos do Petar.

“São 160 hectares de um patrimônio ambiental público, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. Não faz sentido essa concessão antes de um amplo debate com a sociedade civil para avaliar os impactos”, afirmou em nota Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), que está à frente da moção.

O g1 questionou a Secretaria do Meio Ambiente sobre o documento enviado pelos ambientalistas. Em nota, a pasta afirmou que “que a moção divulgada contém erro na premissa, uma vez que não se trata de privatização, mas concessão onde o bem público continua sob responsabilidade do estado.”

“A nota ignora ainda que diversas sugestões das comunidades tradicionais foram consideradas no projeto tais como: não sobrepor áreas da concessão com o território das comunidades, obrigação de monitor ambiental autônomo, fomento ao desenvolvimento local e promoção da cadeia de serviços turísticos. No momento o processo de oitivas das comunidades tradicionais para contribuição em relação à proposta está reaberto até 31 de março”, diz o texto.

O anúncio da concessão do parque foi feito por Doria em 2019, dentro do programa “Vale do Futuro”, que prevê investimentos de R$ 2 bilhões no Vale do Ribeira. Em outubro de 2021, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente publicou o edital inicial do projeto para consulta pública.

Compartilhar: