IMG 20220222 WA0001 1

Na próxima quarta-feira (23), a partir das 11h, a rede O Nosso Parque e o Movimento PETAR Sem Concessão promovem um ato público contra a privatização de unidades de conservação, em especial a do Parque Estadual Alto Ribeira (PETAR), que abriga a maior parte de Mata Atlântica no Brasil. A manifestação acontecerá a partir das 11h e será realizada em frente à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), na capital de São Paulo.

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) manifesta seu apoio à luta do movimento e reitera sua preocupação com a onda de concessões/privatizações de espaços públicos promovida pelo governador João Doria. Reconhecida pela UNESCO como patrimônio da Humanidade, o PETAR não é apenas a região que mais comporta cavernas preservadas no estado, mas território onde residem povos tradicionais e dezenas de comunidades quilombolas.

A população local foi excluída do processo de consulta pública e o governo não apresentou estudos técnicos sobre os impactos que a entrega do PETAR à iniciativa privada causará na região e no cotidiano das comunidades tradicionais, agricultores de subsistência e moradores da cidade de Iporanga.

Por isso, a APqC conclama aos seus associados e à sociedade em geral que se junte ao movimento PETAR Sem Concessão ou que ajude a denunciar o processo de concessão em curso. Caso a região seja concedida para a exploração comercial pelo prazo de 30 anos, o PETAR sofrerá impactos ambientais, econômicos e sociais irreversíveis.

Ajude a divulgar a luta e junte-se a ela!

Compartilhar: