exposicao madeira

O Museu Florestal “Octávio Vecchi” foi um dos temas  do programa Antena Paulista, transmitido no último dia 9 de janeiro, pela Rede Globo de televisão.

Em setembro de 2021 o Museu completou 90 anos. Em outubro, a equipe de jornalismo da emissora, que frequentemente realiza matérias sobre este importante patrimônio paulista, revisitou o espaço para fazer parte das comemorações de seu aniversário. A visita deu origem à reportagem que está disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10193084/

O edifício, construído entre 1928 e 1930 e inaugurado em 1931, foi projetado especificamente para receber o acervo, bem como laboratórios de pesquisa que funcionaram no piso inferior entre as décadas de 1930 e 1960. O Museu Florestal foi importante seção de pesquisa e abrigou laboratório de meteorologia, de fotografia,  herbário e xiloteca do Serviço Florestal, que em 1970 se tornou Instituto Florestal e em 2020 foi extinto para integrar o Instituto de Pesquisas Ambientais.

O acervo do Museu é composto por um diverso mostruário de madeiras entalhadas, sementes, peças das escolas de xilografia, charão (laca japonesa), marcenaria, marchetaria, aquarelas, grande painel a óleo de autoria de Helios Seelinger que ilustra a história de São Paulo, pintura mural de espécies nativas realizada por Antonio Paim Vieira, vitrais executados pela Casa Conrado, além de outras obras.

Conjugando ciência, história e arte, o museu é espaço de contemplação e educação ambiental.

Saiba mais: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/colecoes-e-acervos/museu-florestal/

Fonte: IF

Compartilhar: