apqc inseto

O único zoológico de insetos do Brasil abrirá suas portas novamente, em 30 de novembro. O Planeta Inseto, exposição permanente do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, passará a receber visitantes mediante agendamento prévio, de terça a domingo, das 9h às 16h. Devido a obras para melhorar acessibilidade do museu e a exposição, o Planeta Inseto, momentaneamente, receberá seu público no Espaço Márcia Rebouças do IB, localizado na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, nº 1252, Vila Mariana, São Paulo, Capital.

Os agendamentos das visitas devem ser feitos por meio de formulário (clique aqui para acessar). Não serão recebidas pessoas sem agendamento. Ao todo, serão recepcionadas 20 pessoas por vez e as visitas levarão cerca de uma hora. A reabertura seguirá todas as recomendações para conter a disseminação da Covid-19, como uso de máscaras, distanciamento social, uso de álcool 70% e medição de temperatura.

“O Museu do Instituto Biológico, em que o Planeta Inseto é exposto, está em processo de reforma. No próximo ano teremos um novo museu, com acessibilidade e exposição ainda mais interativa e atrativa. Por isso, vamos reabrir, nesse momento, em um outro espaço. Estamos tomando todos os cuidados para que o público mate a saudade do Planeta Inseto com total segurança”, afirma Harumi Hojo, pesquisadora do IB e responsável pelo Planeta Inseto.

Planeta Inseto

De forma lúdica e divertida, o Planeta Inseto leva há 11 anos informações sobre como os insetos estão presentes no cotidiano das pessoas e sua importância para diversas áreas, como meio ambiente e agricultura. Estima-se que existam mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos e que haja mais milhões a serem identificadas.

Na exposição, os visitantes têm acesso a informações sobre formigas, abelhas, bicho-da-seda, bicho-pau, baratas e besouros. Além disso, podem conhecer os insetos de importância médica, saber o que é controle biológico e ver como funciona um laboratório entomológico. A mostra tem como público-alvo crianças e adolescentes de três a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades.

“É possível ainda aprender as características que diferenciam um inseto de outros animais, como o corpo dividido em três partes [cabeça, tórax e abdômen], um par de antenas e três pares de pernas. Essa é uma das dúvidas mais comuns dos visitantes da exposição física”, conta Mário Kokubu, educador do Planeta Inseto

O Planeta Inseto conta com autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde a inauguração, em 2010, o Planeta Inseto já recebeu mais de 400 mil visitantes no museu físico e itinerante.

O espaço foi fechado em março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Nesse tempo, porém, lançou uma visitação virtual, que ainda pode ser acessada por interessados em todo o mundo (clique aqui para conhecer).

SERVIÇO
Planeta Inseto
De terça a domingo, das 9h às 16h
Visitação só ocorrerá mediante agendamento (clique aqui para acessar).
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, nº 1252, Vila Mariana, São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Foto: Du Amorim
Fonte: Assessoria de imprensa – APTA

Compartilhar: