apqc seri

As tecnologias para a cultura da seringueira desenvolvidas pelos institutos de pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo serão apresentadas ao público em uma live hoje, 27 de outubro, às 14h30, com a participação de especialistas ligados as unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS)O evento será transmitido no Canal de Youtube da Secretaria de Agricultura. Clique aqui para acessar.

De acordo com Marli Dias Mascarenhas Oliveira, pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e uma das organizadoras do evento, o objetivo é levar ao público as ações de pesquisa e extensão da Secretaria para toda a cadeia produtiva da borracha natural, um setor econômico importante para o agro paulista.

“O Estado de São Paulo é o maior produtor nacional de borracha natural e responde por 49,1% de toda área brasileira destinada à colheita (75.179 ha) e por 68,2% do volume produzido (227.163 toneladas) de látex coagulado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As regiões dos EDRs de São José do Rio Preto (28,7%), Votuporanga (12,6%), General Salgado (11,8%) e Barretos (11,7%), concentram 64,8% do total da produção paulista, de acordo com informações do IEA”, afirma.

As unidades de pesquisa ligadas à APTA têm forte contribuição cientifica na área de seringueira e esses trabalhos serão comentados durante a live “A Seringueira e as Tecnologias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo”.

O Instituto Agronômico (IAC), por exemplo, desenvolveu diversos clone para a cultura, responsáveis por antecipar a sangria das plantas e melhorar a produtividade.

Unidades da APTA Regional desenvolvem trabalhos voltados a gestão das propriedades, visando maior longevidade dos seringais paulistas, avalia clones em diferentes regiões do Estado para identificar os materiais mais adaptados as condições de clima e solo e utiliza culturas intercalares nas áreas de seringueira, como o cacau e banana, para diversificar a renda das propriedades, aproveitar a mão de obra e antecipar o retorno do capital investido. Em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e CDRS/CATI, a APTA Regional também desenvolve uma nova tecnologia de produção de muda de seringueira, visando qualidade genética e sanitária, garantindo maior homogeneidade dos plantios, menor índice de replantio e antecipação da entrada em sangria.

As pesquisas do Instituto Biológico (IB-APTA) contemplam o uso de controle biológico para controle do percevejo de renda, um problema grave da cultura, que pode reduzir em 30% a produção de látex, em 30% o crescimento da árvore e em 45% o diâmetro do colo da planta. O uso de um fungo entomopatogênico selecionado do IB é capaz de controlar a praga, reduzindo em até 60% os custos com aplicação de defensivos agrícola.

Índice de importação da borracha

O IEA, outro órgão ligado à APTA e à Secretaria de Agricultura, além de levantar e disponibilizar dados de área, produção, preços e custo de produção para seringueira, lançou no ano passado, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), um índice de preços de referência para importação da borracha natural.

O indicador serve como parâmetro e balizador de negociação para contratos de comercialização dos heveicultores brasileiros e atende a demanda dos produtores, que queriam um valor real de compra da borracha, tendo tranquilidade para negociar o produto com os compradores.

SERVIÇO
A seringueira e as tecnologias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Data: 27/10
Horário: 14h30
Transmissão: Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Fonte: Assessoria de imprensa – APTA

Compartilhar: