Rod. Anhanguera Km 71.500 Sentido SP APQC 1

Como parte da campanha pela equiparação salarial da categoria, a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) inaugurou hoje uma série de outdoors nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Neles, a entidade chama a atenção da sociedade para a importância da pesquisa científica e reivindica ao governo estadual que coloque em vigência a Lei Complementar 859, de 1999, que assegura aos pesquisadores dos institutos públicos paulistas que recebam salário equivalente ao de professores das universidades públicas paulistas e de pesquisadores federais lotados em cargos de mesmo nível funcional.

Embora tenha sido aprovada pelo governador Mario Covas (PSDB), a lei não vem sendo cumprida pelo Governo do Estado de São Paulo, fazendo com que 70% dos pesquisadores vinculados aos institutos públicos de pesquisa estejam com seus rendimentos defasados. Os outros 30% conseguiram judicialmente que a lei fosse cumprida. Este fato, segundo o presidente da APqC, João Paulo Feijão Teixeira, gera um problema de gestão, pois servidores ocupantes de cargos assemelhados chegam a receber salários 60% superiores.

Recentemente, em ação do governo realizada no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a diretoria da APqC entregou em mãos ao vice-governador Rodrigo Garcia um ofício com elementos documentais que amparam a equiparação e expõem a necessidade de o Estado garantir a equiparação salarial da categoria, como forma de assegurar a permanência de pesquisadores em postos-chave do setor público de ciência e tecnologia. A Associação aguarda retorno do gabinete do vice-governador para tratar do tema em reunião presencial.

A equiparação salarial entre os pares é uma bandeira histórica da APqC e da atual gestão em particular, que tem atuado politicamente junto aos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e mantido permanente diálogo com o Executivo no sentido de reparar a injustiça cometida contra a maior parte dos pesquisadores científicos dos institutos públicos paulistas. A campanha visual nas rodovias vem se somar a estes esforços.

Compartilhar: