apqc

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lamenta profundamente a morte do ex-deputado e vereador Carlos Neder (PT), neste sábado (25). Ele tinha 67 anos e estava internado para o tratamento da covid desde o dia 8 de agosto, mas nã.

Médico formado pela USP, em 1979, Carlos Neder nasceu em Campo Grande (MS) e se estabeleceu em São Paulo no tempo de faculdade. Em 1985 foi diretor de Planejamento do Módulo de Saúde de Itaquera e, entre 1989 e 1992, foi chefe de gabinete e secretário de saúde durante o governo da prefeita Luiza Erundina.

Vindo de uma família marcada pela luta contra a ditadura militar, Neder participou das lutas pela redemocratização do País. Foi eleito vereador pela primeira vez em 1996 e exerceu quatro mandatos na Câmara Municipal. Posteriormente, em 2005, assumiu pela primeira vez como deputado estadual, na condição de suplente em exercício, tendo sido reeleito para um terceiro mandato estadual na legislatura 2015-2018.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Carlos Neder apresentou mais de 100 projetos nas mais diversas áreas de políticas públicas, tais como saúde, educação, ciência, tecnologia e direitos dos servidores, entre outras. Foi também coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo e da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa e Fundações Públicas. À frente desta última, o parlamentar esteve ao lado da APqC na luta contra a precarização do funcionalismo público e o desmonte dos institutos de pesquisa, e a favor da abertura de concursos para reposição de quadros e da equiparação salarial dos pesquisadores.

A APqC reconhece a dedicação do parlamentar às causas dos pesquisadores científicos ligados aos institutos públicos de pesquisa de São Paulo. Fará muita falta às lutas que virão, mas deixa um legado. Nossos sentimentos à família, amigos e eleitores do deputado Carlos Neder. Desejamos paz, conforto e coragem para seguir adiante.

Compartilhar: