ital2

Usadas para o acondicionamento de produtos diversos, as embalagens plásticas serão abordadas em capacitação on-line oferecida ao vivo de 30 de agosto a 3 de setembro pelo Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – inscreva-se.

Realizado anualmente há duas décadas, o curso “Embalagens Plásticas: Materiais e Propriedades” abrange desenvolvimento, otimização e avaliação do desempenho de embalagens rígidas e flexíveis, levando em consideração segurança do consumidor, garantia de qualidade, estocagem, distribuição e meio ambiente.

“Trazemos um conteúdo técnico denso, aprofundado em propriedades de materiais, com exemplos atuais, visando complementar a formação de profissionais atuantes na área”, ressalta a coordenadora da capacitação, Christiane Quartaroli Moreira, que está dentre os dez instrutores, todos pesquisadores do Cetea e a maioria com ao menos dez anos de experiência na área.

Com foco em empresas usuárias e fabricantes de embalagens plásticas e fabricantes de suas matérias-primas e insumos, o curso inclui desde conceitos básicos sobre polímeros, fabricação, principais termoplásticos, aditivos e caracterização de materiais até resistência química, propriedades mecânicas, integridade do fechamento, migração de componentes sensorialmente ativos e legislação brasileira relacionada ao contato com alimentos e produtos farmacêuticos, passando por barreiras a luz, gases, vapores orgânicos, vapor d´água, óleos e gorduras.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Outras informações estão disponíveis no site https://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar: