Em 8 de julho comemorou-se o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, instituídos pelas leis nº 10.221 (abril de 2001) e nº 11.807 (novembro de 2008). A data marca o dia em que foi fundada, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), uma das principais organizações do país de defesa da ciência e dos cientistas.

Mas o que significa, afinal, ser cientista? O que faz um cientista?

Para responder a essa pergunta, as personagens Bubu (uma menina muito curiosa que quer ser cientista quando crescer) e Tantan (a cobrinha que é a melhor amiga da Bubu) apresentam a série de vídeos “Ser cientista é”.

Nela, os pesquisadores Antônio Domingos Brescovit, do Laboratório de Coleções Zoológicas, Viviane Maimoni Gonçalves, do Laboratório Especial de Desenvolvimento de Vacinas, Inácio Junqueira de Azevedo, do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada, Roxane Maria Fontes Piazza, do Laboratório de Bacteriologia, e Marcelo Larami Santoro, do Laboratório de Fisiopatologia, falam sobre seu trabalho, suas inspirações, como a ciência que fazem impacta na sociedade e como é ser cientista no Butantan.

Os vídeos também trazem um tour virtual pelo laboratório de cada um e a apresentação das linhas de pesquisa, equipamentos usados para realização dos ensaios experimentais, equipe envolvida, entre outros aspectos.

Por meio dos vídeos, é possível conhecer um pouco mais do trabalho do Butantan com os bichos que chegam ao instituto e são importantes para a produção de soros, no desenvolvimento de antígenos usados nas vacinas e na investigação dos genes responsáveis pela produção do veneno nos animais peçonhentos, entre outros assuntos.

A série “Ser cientista é” é uma iniciativa das pesquisadoras Renata Giorgi, do Laboratório de Fisiopatologia, e Maisa Splendore Della Casa, do Laboratório de Imunopatologia, responsáveis pela idealização e roteiro. A produção dos vídeos é da equipe de comunicação do Butantan.

Fonte: Instituto Butantan

Compartilhar: