adolfo

A variante delta da Covid-19 já corresponde a 23% dos casos na Grande São Paulo, segundo o Instituto Adolfo Lutz. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere uma taxa de crescimento maior da circulação da variante delta do que outras cepas circulantes na Índia, sugerindo um potencial de maior transmissibilidade desta variante da Covid-19.

Só a capital paulista confirmou mais 28 novos casos da delta – com isso, o total agora é de 50 casos. Eles estão em investigação por Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O laboratório do Instituto Butantan é o responsável pelo sequenciamento genético da variante.

Já no sistema do Butantan, que possui mais de 2,4 milhões de sequências genéticas de contaminados pela doença até 20 de julho, 9% das amostras realizadas com pessoas infectadas com Covid-19 na cidade de São Paulo foram confirmadas com a variante delta da doença.

A delta já possui transmissão comunitária na cidade de São Paulo, ou seja, o contágio ocorre entre pessoas sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão. No Rio de Janeiro, mais de 45% dos novos casos envolvem a variante.

A Secretaria Municipal da Saúde da capital aponta que o número de casos com a delta deve aumentar nas próximas semanas.

Compartilhar: