apqc feijao

O vice-governador Rodrigo Garcia esteve hoje (27) na Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), para anunciar investimento estadual de R$ 52 milhões nos institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Segundo ele, este montante será utilizado na modernização dos prédios e dos laboratórios, visando proporcionar melhores condições para as pesquisas na área do agronegócio paulista.

Acompanhado pelo secretário da SAA, Itamar Borges, o vice-governador disse que “o investimento em ciência e tecnologia só foi possível graças à reforma administrativa levando adiante pelo governo estadual” e afirmou que, em 2022, haverá novo aporte aos institutos. Garcia, no entanto, não se referiu à reivindicação dos pesquisadores, que estenderam faixas na entrada do IAC pedindo atenção à questão da equiparação salarial dos servidores.

O presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), João Paulo Feijão Teixeira, acompanhou o evento e, ao final, entregou ao vice-governador um ofício, em nome de pesquisadores dos 19 institutos de pesquisa do Estado, que reivindica a equiparação salarial da categoria (atualmente, a maioria dos servidores recebe metade do salário de pesquisadores federais lotados em cargos do mesmo nível).

apqc diretoria

A carta pede ainda que o governador João Doria assine o despacho normativo que regulamenta a Lei da Equiparação (LC 859, de 1999), que ainda não foi colocada em prática. “O vice-governador recebeu o ofício e disse que há a possibilidade de marcarmos uma reunião em breve para tentar viabilizar meios de garantir a equiparação.”, disse Feijão Teixeira.

O ofício frisa que, embora a lei não seja cumprida pelo Governo do Estado de São Paulo, mas cerca de 30% dos pesquisadores conseguiram o seu cumprimento por via judicial. “Temos 70% dos pesquisadores com salários defasados.O fato gera grande problema de gestão, pois pesquisadores ocupantes de mesmos níveis funcionais chegam a receber salários 60% superiores, devido ao ganho judicial.”, explicou o presidente da APqC. O documento reconhece, ainda, que diante do impacto econômico gerado pela Covid-19, o despacho normativo poderia ser assinado agora, mas sua validade iniciada em janeiro de 2022.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, também participou do ato e fez uma fala em que destacou o anúncio do investimento de R$ 52 milhões nos institutos de pesquisa, classificando-o como “gesto histórico”. Porém, afirmou que “mais importante do que investir recursos na estrutura dos institutos é reconhecer o papel dos pesquisadores que lutam pela equiparação salarial. Valorizar quem está por trás das pesquisas que impulsionam o desenvolvimento de São Paulo é uma questão de justiça.”, disse.

Por fim, foram distribuídos aos participantes do evento cerca de 500 panfletos produzidos pela APqC contendo informações sobre a necessidade de se lutar pela equiparação salarial dos pesquisadores.

apqc iac

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar: