tuffani
Fotos: Cecília Bastos/Usp Imagem

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lamenta profundamente a morte do jornalista Maurício Tuffani, nesta segunda-feira (31), de causa ainda desconhecida. Com mais de 40 anos de experiência na imprensa escrita, Tuffani era uma das principais referências do jornalismo científico no Brasil e sua ausência será sentida por toda a classe dos pesquisadores.

Maurício Tuffani Começou na imprensa em 1978, depois de trabalhar como professor de matemática e física no ensino médio. Foi repórter e editor de Ciência na Folha de São Paulo e teve passagens por outros veículos, como Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo. Foi ainda redator e editor-chefe da revista Galileu, fundador e diretor editorial da revista Unesp Ciência e editor-executivo do portal PNUD Brasil (do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Atualmente era editor-chefe do site Direto da Ciência.

Também atuou na direção da comunicação institucional de órgãos públicos do Estado de São Paulo, como o Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente. No nível federal, trabalhou na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) como membro da Subcomissão de Saúde, Seguridade e Meio Ambiente.

Na academia, foi professor convidado do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo Científico), na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicação e Artes, na USP (Universidade de São Paulo).

Era um grande amigo e parceiro da APqC. Em 2018, a convite da entidade, promoveu uma palestra aos pesquisadores intitulada “Os desafios da visibilidade da pesquisa científica”, realizado no Instituto Biológico, em São Paulo. Na ocasião, afirmou que “em tempos obscurantistas, cuja tendência é desqualificar a informação científica, os cientistas têm o dever de sair de sua zona de conforto e dar as caras nas mídias sociais para ajudar a combater as chamadas ‘fake news’ e tornar acessível o resultado de suas pesquisas”.

Maurício Tuffani era um grande jornalista, mas acima de tudo um cidadão incansável na luta pela ciência e pelo meio ambiente. A APqC se solidariza com os seus amigos e familiares.

Compartilhar: