1 apqc versoes logo cor 1

Na última terça-feira (25), o presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), João Paulo Feijão Teixeira, reuniu-se com o prefeito Dario Saadi para tratar sobre a cessão da sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) à Prefeitura Municipal desta cidade. Representando os pesquisadores participaram também Marco Antonio Teixeira Zullo, Ondino Cleante Bataglia e Luiz Henrique Carvalho. Do lado da Prefeitura estiveram presentes o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulela, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Adriana Flosi, e o Secretário Adjunto, Newton Frateschi.

Ressaltando as repercussões no corpo de servidores do IAC, na mídia, no setor produtivo e em lideranças políticas e do agronegócio, o presidente da APqC expôs a discordância da entidade quanto à anunciada cessão. Acompanhe na sequência um resumo da ata da reunião e saiba o que foi discutido pelas partes.

João Paulo Feijão Teixeira afirmou que tem boas relações com o novo Secretário de Agricultura, o deputado Itamar Borges, ex-prefeito de Santa Fé do Sul, e tratará deste assunto com ele. Manifestou ainda que o desejo da comunidade do IAC e de outros institutos representados pela APqC é de que o prefeito Dario Saadi atue como defensor do patrimônio científico, patrimonial e cultural dos institutos públicos de pesquisa do município e da região. Aproveitou para elencá-los: Instituto Agronômico – IAC, Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, Instituto Biológico – Estação Experimental – IB, Instituto Adolfo Lutz – CLR III – IAL, Instituto de Zootecnia – Nova Odessa – IZ e Instituto Florestal – estações Experimentais em Mogi Guaçu e Mogi Mirim -IF.

O presidente da APqC frisou ainda que todos os institutos, uns mais e outros menos, carecem de renovação de quadros de pesquisadores e funcionários de apoio. Por isso, sugeriu que se desenvolva a identificação de interfaces para desenvolvimento de planejamento e ações de políticas públicas municipais utilizando a expertise dos institutos nas áreas de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente.

O prefeito Dario Saadi explicou que, em visita que o Secretário da Agricultura fez a Campinas no início do ano, relatou que pretendia transferir todos os servidores da pesquisa para a área CATI e os laboratórios para a Fazenda Santa Elisa. Pensou que seria adequado que a Prefeitura Municipal pudesse cooperar com o IAC se transferisse serviços ligados à agricultura e ao meio ambiente à sede, para que ela não viesse a ser ocupada por outras atividades completamente estranhas ao IAC e que fazem pressão para que o Governo do Estado de São Paulo lhes dê melhores instalações. Segundo ele, como a Prefeitura de Campinas está elaborando um projeto de Agropolo, pensou que fazer um anúncio envolvendo o IAC “afastaria a ameaça.”

A APqC disse então que essa estratégia de comunicação foi “completamente desastrada”, pois se a intenção era boa, a impressão que passou foi a de que a Prefeitura pretendia colaborar com a extinção do IAC. O prefeito então disse que lamenta muito o mal entendido criado e que, por conta da reação que tivemos, não formalizou ao governo do estado qualquer solicitação de cessão de espaço.

Destacou o bom andamento do projeto Usina Verde de Compostagem, desenvolvido entre o IAC e a Secretaria de Serviços Públicos, e que se originou na primeira etapa do Programa Agropolo. Quanto a este programa, disse que de início foi um convênio entre a Prefeitura de Campinas e o Governo do Estado, envolvendo a Sescretaria de Agricultura e Abastecimento, e com recursos da Fapesp para sua implementação, mas que o convênio e o projeto acabaram e a Prefeitura está, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reelaborando-o para próxima implantação.

A partir desse momento, Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, e Newton Frateschi, seu Secretário Adjunto, participaram da reunião. Discorreram, então, sobre o que seria o programa Agropolo de Campinas, idealizado agora para que seja um “hub de inovação envolvendo universidades e institutos de pesquisa da região, dentre eles o IAC”.

Os próximos passos que envolvem cooperação do Município com o IAC deverão ser objeto de reunião do Prefeito com o Diretor Geral da Instituição para identificação e detalhamento de propósitos comuns. A APqC finalizou dizendo que se propõe a colaborar para que essa aproximação concorra para a superação das limitações que hoje afetam o IAC, em especial com relação à deficiência de recursos humanos.

Compartilhar: