museu

Na manhã de ontem, segunda-feira (24), o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) aprovou por unanimidade a abertura de processo de tombamento do Museu Florestal “Octávio Vecchi”.

A solicitação junto ao Conselho foi feita por professores do Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que realizam pesquisas no Museu: Letícia Squeff e Manoela Rufinone, do departamento de História da Arte, e Janes Jorge, do departamento de História.

Embora o Museu já tenha um grau de proteção por estar em área tombada na categoria Área Natural ou Sítio Paisagístico referente à Reserva Estadual da Cantareira e Horto Florestal  (Resolução de tombamento nº 18 de 04/08/1983), o seu tombamento específico se justifica pelo valor cultural do Museu e de seu acervo com aproximadamente 3.000 peças museológicas.

O processo SCEC PRC 2020/0003 foi aberto na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, órgão ao qual está vinculado o Condephaat, em 8 de outubro de 2020. A arquiteta Rosane Specialski e a historiadora Haike Silva, técnicas do órgão, realizaram visita ao Museu Florestal em 18 de dezembro. Em seu parecer, afirmam que o tombamento do Museu Florestal valora o bem, não causando prejuízos à concessionária e aumentando a proteção do patrimônio. No entanto, recomendam a exclusão do acervo arquivístico.

A reunião aconteceu por videoconferência e a sala virtual contava com a presença de 53 pessoas no momento da aprovação.

Fonte: Instituto Florestal

Compartilhar: