1 apqc versoes logo cor 1

O presidente da APqC, João Paulo Feijão Teixeira, encaminhou hoje (20/05) correspondência ao vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, pedindo esclarecimentos sobre a possível cessão da sede do Instituto Agronômico (IAC) à Prefeitura de Campinas, bem como em relação ao desmonte dos institutos de pesquisa em curso. Leia na íntegra.

 

Excelentíssimo Vice-governador de São Paulo, Sr. Rodrigo Garcia

Em momento tumultuado no ambiente de pesquisa científica, em especial na área de agricultura, por conta de notícias e ações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e da Prefeitura Municipal de Campinas, é que o contato.

O tradicional e eficiente Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que de algum tempo sofre com a não reposição de recursos humanos, vê-se agora na iminência de um processo de desmonte de sua estrutura física, tecnológica e cultural com a prevista cessão de sua sede em Campinas para a prefeitura desta cidade.

Mais do que isso, anuncia-se este fato como decisão do Governador Joao Doria de mobilização de áreas em processo de modernização, diminuição de gastos, entre outros argumentos.

Ha crédito na comunidade de que isso realmente ocorrerá, tendo em vista à extinção da SUCEN, do Instituto Florestal, do Instituto Geológico e do Instituto de Botânica, além da transferência do Instituto de Pesca do Parque da Água Branca para área do Instituto Biologico, em São Paulo.

Preocupa-nos, pois entendemos que isso não é exatamente modernização. Passados mais de seis meses da sanção da lei 17293/20, que extinguiu instituições, nada aconteceu neste sentido. Não se sabe o destino de recursos humanos e próprios da instituições “extintas”.

Peço à V. Exa., atual vice-governador e pretendente ao governo estadual, que avalie esta questão e que haja manifestação explícita confirmando ou negando que o projeto do governo de São Paulo seja a extinção de todos seus institutos públicos de pesquisa.

Ha alguns dias enviei, em nome da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), documento à V. Exa. listando três pontos básicos no interesse dos institutos e dos pesquisadores destas instituições públicas que tanto contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de nosso estado e de nosso país. Aguardo retorno.

Finalmente, encaminho notícia publicada no jornal Correio Popular, de Campinas, que repercute nossa preocupação em relação ao que foi exposto acima. Despeço-me renovando a esperança de que vossa atenção e atuação virão em resposta a esse quadro desanimador para a Ciência brasileira.

Atenciosamente,

João Paulo Feijão Teixeira
Presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC)

Compartilhar: