iac 1

O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, faz parte da nova diretoria do Núcleo São Paulo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), entidade científica com abrangência nacional, sem fins lucrativos, destinada a integrar todos os interessados pelo desenvolvimento da Ciência do Solo no Brasil. Os pesquisadores do IAC, Estêvão Vicari Mellis e Ricardo Marques Coelho, foram eleitos para compor a nova diretoria, em mandato de dois anos. Ao longo dos 74 anos de existência da SBCS, foram eleitos três pesquisadores do IAC para a presidência da SBCS.

“Os pesquisadores do IAC José Elias de Paiva Neto, Francisco da Costa Verdade e Antônio Carlos Moniz presidiram a Sociedade, sendo que Moniz dá nome à principal honraria oferecida pela SBCS a um pesquisador, a medalha de honra ao mérito Prêmio Antônio Carlos Moniz”, diz Mellis.

Mellis será diretor do núcleo e Coelho atuará no conselho fiscal da SBCS. A nova diretoria também é composta pelos pesquisadores: Thiago Assis Rodrigues Nogueira (1o vice-diretor – UNESP Ilha Solteira); Reges Heinrichs (2o vice-diretor – UNESP-Dracena); Paulo Sérgio Pavinatto (tesoureiro – ESALQ); Célia Regina Grego (secretária-geral – EMBRAPA); Maurício Roberto Cherubin (conselho fiscal – ESALQ-USP); João Luis Carvalho (conselho fiscal – CNPEM); Rogério Peres Soratto (conselho fiscal – UNESP-Botucatu); Henrique Bellinaso (conselho fiscal – SAA – EDR).

O Núcleo Estadual São Paulo (NESP) foi fundado em 2011. Em todas as gestões, sempre teve um pesquisador do IAC como membro das diretorias. Porém, está é a primeira vez que um pesquisador do Instituto assume a diretoria do Núcleo. “O IAC mostra seu papel de protagonismo ao ter dois pesquisadores integrantes na diretoria. Isso destaca a atuação e a importância do Centro de Solos para a ciência brasileira e mundial”, afirma Mellis.

A SBCS promove e incrementa a aproximação e o intercâmbio intelectual dos que atuam na pesquisa e no ensino ou em atividades técnicas. A Sociedade também atua para difundir o conhecimento dos métodos científicos e as técnicas racionais de uso do solo.

Entre os objetivos dessa nova diretoria estão o interesse em promover a interação entre cientistas do Solo do Estado de São Paulo com a sociedade paulista. “Durante os dois anos da gestão, vamos trabalhar em prol da divulgação científica e popularização da Ciência do Solo em São Paulo, de forma democrática e transparente. O núcleo estará à disposição de todos os sócios”, diz Mellis.

Relação entre IAC e SBCS

Com intensa atuação em pesquisas com solos, a afinidade entre o IAC e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo é de longa data. O Instituto Agronômico (IAC) já foi a sede da SBCS e da Revista Brasileira de Ciência do Solo. Atualmente, ambas estão alocadas na Universidade Federal de Viçosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa / IAC

Compartilhar: