unnamed 2

Em homenagem ao Dia Nacional de Conservação do Solo, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) irá realizar o evento online Roda de Conversa sobre Conservação do Solo, hoje (15 de abril), às 14h, no Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Anualmente, o IAC marca a data com a transferência de informações que ressaltam a importância da conservação dos solos, um recurso natural não renovável, que representa a base da segurança alimentar, além de relevante componente da regularização da produção de água. Nesta edição, os pesquisadores irão abordar os conhecimentos adquiridos e a pesquisa em conservação do solo, envolvendo o planejamento de propriedades e a gestão de práticas conservacionistas, além do protocolo paulista de transição agroecológica e a conservação do solo.

Desde 2020 o evento passou a ocorrer de forma virtual por conta dos protocolos de segurança contra a COVID-19. O novo formato busca apresentar os principais tópicos do tema de forma dinâmica e com espaço de interação com o público por meio de perguntas.

Para a pesquisadora do IAC, Isabella Clerici De Maria, é importante compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo pela pesquisa, pela extensão rural e pelos agricultores para a conservação dos solos e o controle da erosão. Entre os estudos, Isabella destaca a quantificação da erosão feita nos experimentos com diferentes culturas e sistemas de manejo. Essas atividades são fundamentais para avaliar as ações eficientes para reduzir ou eliminar perdas de solos. “Esses experimentos são relevantes para obtenção de parâmetros e calibração de modelos que permitem avaliar diferentes cenários de manejo do solo, de gestão de uso e ocupação do solo e de novas técnicas de controlar a erosão”, diz a pesquisadora do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Isabella também destaca a dissertação de mestrado produzida na Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC. Em sua pesquisa, o mestrando Wander Araújo Martins usou um modelo hidrológico para avaliar a produção de sedimentos em uma bacia hidrográfica. O pesquisador concluiu que a recuperação de parte da vegetação das Áreas de Proteção Permanentes (APPs), conforme a legislação, não é suficiente para a redução da quantidade de sedimentos que chegam aos cursos de água. Isso indica que são necessárias as práticas de conservação do solo ao longo de toda a bacia para a proteção dos recursos hídricos.

Outra área do conhecimento a ser abordada na roda de conversa é o sistema plantio direto, reconhecido mundialmente como técnica sustentável para a conservação do solo. “Diversos projetos de pesquisadores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com culturas variadas desde hortaliças até cana-de-açúcar, têm resultados recentes que vêm ampliando os conhecimentos na área e ampliando a adoção desses sistemas conservacionistas”, afirma Isabella.

Segundo a cientista, os estudos realizados sobre sistemas de manejo conservacionistas, além de trabalhosos, precisam ser conduzidos por longo tempo. Por isso o apoio de fundações, como a AGRISUS, e dos agricultores são essenciais e confirmam os benefícios desses sistemas para a produção sustentável e ambiental responsável.

Mesmo com as atuais restrições impostas pela pandemia, os pesquisadores mantêm o compromisso de difundir e transferir conhecimentos por meio de encontros virtuais, uma vez que as trocas de experiências, demonstrações de técnicas, comparação de resultados, dias de campo e áreas de demonstração. Minicursos presenciais não são possíveis neste momento.

Programação
Evento: Webinar Roda de Conversa “Conservação do Solo”
Data: 15/04/2021
Horário: 14h
Localhttps://www.youtube.com/agriculturasp

Fonte: Assessoria de Imprensa / IAC
Compartilhar: