serranav

Serrana, cidade do interior de São Paulo, foi escolhida pelo Instituto Butantan como centro de um experimento inédito no mundo: testar a eficácia da imunização em massa de uma vacina – no caso a Coronavac. Quase dois meses após o início do projeto, o município registrou não apenas a queda dos casos graves de covid-19, como zerou os casos de intubação na Santa Casa e na Unidade de Pronto Atendimento local.

Cerca de 66% dos moradores com mais de 18 anos já receberam a segunda dose. Até domingo (11 de abril), 100% dos 28 mil serranenses estarão imunizados. Num cenário otimista, o resto do País só chegará a esta mesmo realidade no final deste ano, o que coloca Serrana como pioneira.

A secretária de Saúde do município, Leila Aparecida do Valle Gusmão, disse à imprensa que o fim de pacientes intubados na cidade é, provavelmente, resultado da aplicação da segunda dose da Coronavac na maior parte da população adulta. No entanto, o Instituto Butantan só irá dar um parecer definitivo em maio, após a avaliação do experimento.

Além de preservar a vida dos moradores, a imunização em massa tem auxiliado na retomada da economia local. Empresários e comerciantes, que viram seu faturamento despencar nos meses que antecederam o teste, estão otimistas com a abertura gradativa dos serviços e a Associação Comercial e Industrial de Serrana afirmou que já há empresas de fora querendo investir na cidade.

Bruno Ribeiro, para a APqC

Compartilhar: