buta ciencia

Foi lançada na última sexta-feira (26), no Boulevard do Parque da Ciência, no Instituto Butantan, em São Paulo, a segunda edição do Prêmio Ciência para Todos, uma iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho por meio do Canal Futura.

Durante o evento também foram anunciados os resultados da primeira chamada do Programa de Pesquisas em Educação Básica (PROEDUCA), implementado pela FAPESP em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e lançado o segundo edital da iniciativa (leia mais em: agencia.fapesp.br/41485/).

“Ao lado de suas ações permanentes de apoio à formação de recursos humanos qualificados para ciência e tecnologia e de apoio a projetos de pesquisa para o avanço do conhecimento, a FAPESP também desenvolve programas que visam solucionar os gargalos do desenvolvimento do Estado de São Paulo, que se incluem na categoria de políticas públicas e entre os quais está a educação. Por meio dessas duas estratégias [o Prêmio Ciência para Todos e o PROEDUCA] a FAPESP realiza a sua missão de usar a pesquisa e a divulgação da ciência em políticas públicas para a educação”, disse Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.

O objetivo do Prêmio Ciência para Todos é incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas públicas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida.

Nesta segunda edição, a premiação irá selecionar e destacar projetos de pesquisa, em qualquer área do conhecimento, que utilizem métodos da ciência para propor soluções de problemas concretos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O prêmio busca estimular os jovens a aprender o valor da ciência para resolver os problemas da sociedade. É uma maneira de formar cidadãos para que entendam que a ciência não é só coisa de cientista, mas faz parte da vida diária, e que aprendam a aplicar o método científico”, sublinhou Zago.

Poderão se inscrever ao prêmio, até 26 de junho, professores das escolas públicas e estudantes matriculados na rede pública do Estado de São Paulo que se enquadrem em uma das cinco categorias: anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) do ensino regular; ensino médio (da 1ª à 3ª série) do ensino regular; ciclo anos finais ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA); ciclo do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e ensino médio (da 1ª à 3ª série) técnico e profissionalizante.

Todos os inscritos – professores e estudantes – participarão de jornadas formativas em ambiente digital do Canal Futura, com orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual, pelas quais receberão certificação.

Os projetos de pesquisa deverão identificar um problema concreto na comunidade, formular hipóteses, revisar a literatura e apresentar propostas de intervenção, antes de apresentar soluções, informar seus resultados e conclusões em formato de vídeo. A participação no prêmio inclui a entrega do projeto de pesquisa escrito, do relatório da pesquisa e do registro audiovisual em diferentes datas, sendo a última etapa até 30 de setembro.

A avaliação dos projetos submetidos será realizada em três etapas. Na etapa 1, após a jornada formativa, serão selecionados 100 projetos. Na etapa 2 serão selecionados os dois finalistas de cada categoria e, na etapa 3, serão selecionados os cinco premiados de 2023, sendo um para cada categoria. A cerimônia de premiação será no dia 25 de outubro, em local a ser definido.

Os professores e estudantes premiados em cada uma das categorias terão a oportunidade de visitar um centro de pesquisa apoiado pela FAPESP (inclui transporte, alimentação, mediação pedagógica e kit brinde com bolsa, camisetas e caderno). Os professores das equipes premiadas receberão também um notebook.

Todos os vídeos produzidos pelas equipes premiadas serão exibidos futuramente no YouTube e nas redes sociais do Canal Futura.

Com informações do Meon
Compartilhar: