cafe1

No último sábado (27), ocorreu a 16ª edição do Sabor da Colheita. Emblemático na cidade de São Paulo, o evento reuniu apreciadores de café, produtores do setor e recebeu famílias inteiras para a realização da colheita do café no maior cafezal urbano do mundo, dentro do Instituto Biológico (IB), na Vila Mariana. A comemoração reuniu aproximadamente 3 mil pessoas.

Dentre as autoridades que participaram da abertura do evento estavam presentes o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcos Renato Böttcher, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil e a vice-diretora do Instituto Biológico, Nayte Vitiello.  “Vivenciar a colheita é importante porque a pessoa põe a mão na massa, ganha uma dimensão do que é esse trabalho. Aproximamos o trabalho do campo com um público que é extremamente urbano, e isso é muito gratificante”, afirmou Vitiello.

A coordenadora técnica do IB, Harumi Hojo, explicou que, mais que apenas um cafezal urbano, o espaço busca promover a educação alimentar. “Temos uma proposta de oferecer informações sobre como se faz a colheita, além de todo o comportamento e peculiaridades de um cafezal. Falamos de sustentabilidade, agricultura orgânica. E é um trabalho de um ano inteiro, com agenda de visitação.”

Famílias no cafezal urbano

Ricardo Bertola, 44, compareceu ao Sabor da Colheita pela primeira vez com as duas filhas Alice e Ana, que vieram ao Instituto Biológico animadas para realizar a colheita do café. Segundo Ricardo, o IB “é um patrimônio estadual que realiza pesquisas de excelência e aproxima, em eventos como esse, as crianças da agricultura e do fazer científico”.

Para além dos colhedores de primeira viagem, a aposentada Maria Catarina de Souza, de 74 anos, relatou que já colheu muito café no interior de Minas Gerais. “Eu me surpreendi, uma amiga sempre me falava e eu nunca tinha vindo. Nem imaginava que teria um cafezal como esse por aqui.”

A presença de crianças na 16ª edição do Sabor da Colheita foi marcante. Muitas delas, acompanhadas dos pais, passaram a manhã nos corredores do cafezal para conhecer melhor a cultura cafeeira.

Com informações da SAA e Orbi

Compartilhar: